A dextrose é um tipo de glicose o qual é produzido a partir do amido de milho. Como resultado, portanto, ele é uma fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, que atua diretamente na glicemia e no fornecimento de energia ao organismo.
Este processo de obtenção da dextrose é realizado através da chamada hidrólise enzimática da mandioca, do milho ou da batata. Ela utiliza, então, o amido destes alimentos para obter uma forma de glicose diferenciada.
Vale ressaltar, ainda, que esta forma de açúcar pode ser ingerida antes ou até mesmo depois das atividades físicas. Isto se dá por conta do seu valor como carboidrato, que pode oferecer o que é perdido durante a prática do seu treino.
1. É uma fonte de energia para atividades físicas
Em primeiro lugar, como já mencionei, a dextrose é uma excelente fonte de energia para atletas. Ela é ingerida, neste caso, com o objetivo de suprir as necessidades energéticas, oferecendo uma boa fonte de carboidratos.
2. Auxilia a ganhar massa muscular
Outro benefício importante deste carboidrato é que ele auxilia você a ganhar massa magra. Como ela é uma glicose, tende a levar a um pico de insulina no organismo, que ocorre como resposta. Então, com esse processo, mais proteínas entram nos músculos, oferecendo o que eles precisam para se desenvolver.
3. Aumenta a regeneração muscular
Outro efeito importante e benéfico da dextrose para a musculatura, é que ela aumenta também a regeneração dos tecidos musculares
Dessa maneira, ela ajuda a tratar microlesões que virtualmente possam surgir com a prática intensa de exercícios. Para isso, prefira ingeri-la com uma fonte de proteínas também, como o whey protein.
4. Aumenta o desempenho físico
Como resultado de todos estes processos, a dextrose aumenta o desempenho em atividades físicas.
Isto porque ela mantém os tecidos musculares bem nutridos, evitando a fadiga e melhorando a resistência deles também.
5. Bom para pacientes internados
Sabia que a dextrose tem seu uso recomendado até para pacientes internados, em determinadas situações?
Isto ocorre em pacientes que estão precisando alimentar-se por meio de uma sonda, sendo ela uma das fontes de nutrição utilizadas.